quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mix de Bruschettas

Eu adoro bruschettas, seja pela versatilidade, pela praticidade e principalmente porque são deliciosas.

Dessa vez eu preparei para uma reuniãozinha, numa sexta à noite.

Fui de Marinada de tomates, Caponata de beringela com pimentão amarelo, cebolas, azeitonas pretas e queijo de cabra,  Pesto de manjericão com parmesão e Calabresa com queijo mussarela.

Eu uso pão italiano e, quando estou na correria, compro no supermercado Zona Sul, em frente de casa, pois lá eles já vendem numa bandejinha o pão fatiado. A marca é Basilicata.

O preparo é simples:
Começo esfregando um dente de alho cortado nas fatias de pão e mando ver nas coberturas.

Para a marinada de tomates eu uso:
tomates italianos sem semente e picados
1 dente de alho picado em padacinhos minúsculos
folhas de manjericão fresco
azeite
suco de limão (não chego a usar a metade de um limão, mais do que isso acho que deixa a mistura muito ácida)
1 colher de sopa de aceto balsâmico (opcional)
Misturo tudo e pronto.
Para a caponata de beringela:

Corto a beringela em lâminas e deixo descansar em água com sal uns 10 minutinhos
Pimentão amarelo em tirinhas
cebola picada
azeitona preta picada
queijo de cabra
Retiro as beringelas da água, enxáguo, e dou uma passada na frigideira com azeite só para ela murchar um pouco. Reservo.
Na mesma frigideira, coloco a cebola e o pimentão e dou uma leve refogada em azeite. Por fim, somo a beringela cortada e as azeitonas pretas.
Para o pesto de manjericão:
Na verdade, o pesto de manjericão eu sempre tenho pronto em casa, em vidros de conserva esterelizados e, nesse caso, foi só passar por cima da fatia de pão e salpicar o parmesão ralado.
A receita de pesto que uso é do livro de culinária Dona Benta e leva:
1/2 xícara de chá de nozes sem casca
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado (eu uso o Faixa Azul, )
2/3 de xícara de chá de azeite extra virgem
2 xícaras de chá de folhas de manjericão fresco
1 dente de alho pequeno socado
sal
Coloco tudo no processador e vou pulsando. Depois distribuo em vidrinhos completando quase até a borda com azeite.

Para a de calabresa usei:
linguiça calabresa Perdigão cortada beeem fininha
folhas de mussarela

Depois é só montá-las.

Para a de tomates e para a de beringela eu dou uma aquecida no pão (até ficar ficar com as bordinhas crocantes, mas mantendo o meio/miolo macios).Só coloco a cobertura depois. Isso porque gosto mesmo do tomate mais fresco, sem assar. Na de beringela, passo uma camada de queijo de cabra bem generosa e depois assento a caponata (também gosto do queijo de cabra sem derreter - faz um contraste delicioso).
As outras duas vão ao forno até o queijo derreter.
Servi em uma tábua de frios e fez bastante sucesso.

3 comentários:

  1. Olá, adorei o blog! Estou seguindo-o! Passe na minha cozinha para tomar um chá! Grande beijo e parabéns pelo blog! Está lindoo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra, que bom que gostou, estou começando agora. Passarei na sua cozinha para um café. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Toquinho, parabêns, seu Blog tá uma delícia ops quis dizer muito legal!! eheheh!!
    Tô feliz que as minhas férias estão chegando e vou poder aproveitar algumas dessas delícias que vc adora fazer.
    Bjão e Parabêns.

    Quitoney

    ResponderExcluir