quarta-feira, 1 de junho de 2011

Thai Food - Filézinho de porco ao curry vermelho

Eu amo a culinária local, regional e do mundo, mas a de algumas regiões e culturas tem lugar cativo aqui na minha cozinha. Hoje, minha comida predileta é a asiática, com uma queda enorme pela Tailandesa, indiana e vietnamita.

De um tempo para cá, passei a frequentar restaurantes especializados nessas culinárias, ler muito sobre o tema e a testar várias receitas.

Acho que é uma comida que literalmente mexe com os sentidos, não sei se por causa dos temperos, ou por causa dos calores provocados pelas pimentas (que eu amoooo) enfim... sinto como uma explosão de aromas, sabores e cores.

Já tinha feito várias receitas com frango, filé mignon, legumes, mas estava doida para testar com filé de porco, pois sou viciada num prato do Restaurante Nam Thai, aqui no Rio, que é um curry vermelho de porco - dos deuses!!!

Na sexta passada, que é dia de extravagância aqui em casa, repeti uma receita que tirei do site Trembom, com algumas alterações, e fiz um jantarzinho espetáculo para o malindo.

Ingredientes para o curry:
2 xícaras de creme de côco ( coconut cream) – eu usei o leite de côco tailandês, pois aqui no Rio ainda não consegui achar esse tal creme de coco. Esse leite de côco é bem mais encorpado que o nosso de garrafinha.
1/3 xícara de pasta de curry vermelho tailandês (red curry paste) - se quiser menos picante use um pouco menos da pasta.
2 colheres de sopa de molho de peixe tailandês (nam pla)
65g de açúcar mascavo claro
1 xícara de leite de coco
600g de file de porco fatiado bem fino (usei o da Sadia)
Raspas de 1 limão verde
24 folhas de manjericão tailandês (ou do normal)
1 pimenta dedo de moça cortada em rodelas finas, sem sementes
2 folhas de limão kaffir

O preparo é o seguinte:
Reserve 2 colheres de sopa do leite de côco, e ponha o resto numa panela em fogo baixo. Eu sempre uso uma panela tipo wok, pois facilita muito na hora de mexer e incorporar os ingredientes. Deixe fervendo no fogo médio/alto, mexendo de vez em quando. Jogue o curry vermelho e mexa até que ele se misture bem com o leite de côco. Cozinhe em fogo baixo por uns 8 minutos, mexendo de vez em quando, até que a mistura engrosse. Nesse ponto a cor da mistura vai ficando com uma tonalidade linda. Adicione o nam pla e o açúcar e cozinhe por uns 5 min, mexendo para misturar todos os ingredientes. Depois jogue o leite de côco e cozinhe por uns 5 minutos. Jogue o porco, as raspas de limão e metade do manjericão. Mexa os ingredientes e deixe cozinhar delicadamente até que o porco cozinhe. Na hora de servir jogue o leite de coco reservado, o resto das folhas de manjericão e as rodelas de pimenta.

Para acompanhar fiz arroz basmati que é perfeito para quebrar o picante do prato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário