sexta-feira, 17 de junho de 2011

Strogonoff de Soja do "Que Marravilha"


Hoje testei e aprovei a receita do Strogonoff de Soja que rolou, há algum tempo, no Programa do meu queridinho Claude Troisgros.
O dilema colocado à prova nesse episódio era o de uma moça que se tornou vegetariana e queria convencer o marido que existem alternativas interessantes no universo “veggie”.
Não que eu pretenda abandonar o mundo carnívoro que tanto aprecio, mas já venho me entregando aos prazeres dessa outra proteína - a soja - há algum tempo. Ela é bastante versátil, prática... Uma boa opção para variar o cardápio (isso, sem contar seu precinho camarada, considerando a inflação que recai frenética sobre o preço do meu amado filé mignon – afffff!!!). Então, mesmo para aqueles carnívoros insaciáveis como eu, vale a experiência, e, diante da aprovação da família (especialmente do Malindo), pretendo repeti-la e recomendo.
Para acompanhar: arrozinho integral.
Vamos aos ingredientes:
150g proteína texturizada de soja escura, cortada em pedaços
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de cebola picada
5 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de cenoura bem picadinha
3 colheres de sopa de pimentão verde bem picadinho
200g cogumelos paris cortados
150g palmito fresco fatiado (eu usei palmito do vidro mesmo – inclusive, que parto foi para abrir esse vidro ...
1 colher de chá de curry madras
½ colher de chá de páprica picante
3 colheres de sopa de conhaque ou cachaça (eu usei cachaça)
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
200ml molho de tomate
450ml creme de leite (eu usei 1 caixinha e ½)
salsa picada a gosto (não usei)
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora a gosto



Modo de preparo:
Coloque a proteína de soja em água fervendo e deixe hidratar por aproximadamente 30 minutos. Após este tempo, retire o excesso de água da soja espremendo os cubos. Corte a soja em cubos menores e refogue em uma panela com 2 colheres de sopa de azeite, até dourar. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola, o alho, a cenoura e o pimentão, acrescentando uma colher de sopa de azeite. Acrescente a proteína de soja e tempere com o curry e a páprica. Coloque as 3 colheres de sopa de conhaque ou cachaça e retire o excesso de álcool colocando fogo na mistura. Acrescente o vinagre balsâmico, o palmito e os cogumelos cortados. Por fim, misture o creme de leite, o molho de tomate e uma concha de água quente. Tampe a panela e deixe ferver por 10 a 15 minutos em fogo baixo.


Essa receita serve umas 4 pessoas.
Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário