sexta-feira, 17 de junho de 2011

Strogonoff de Soja do "Que Marravilha"


Hoje testei e aprovei a receita do Strogonoff de Soja que rolou, há algum tempo, no Programa do meu queridinho Claude Troisgros.
O dilema colocado à prova nesse episódio era o de uma moça que se tornou vegetariana e queria convencer o marido que existem alternativas interessantes no universo “veggie”.
Não que eu pretenda abandonar o mundo carnívoro que tanto aprecio, mas já venho me entregando aos prazeres dessa outra proteína - a soja - há algum tempo. Ela é bastante versátil, prática... Uma boa opção para variar o cardápio (isso, sem contar seu precinho camarada, considerando a inflação que recai frenética sobre o preço do meu amado filé mignon – afffff!!!). Então, mesmo para aqueles carnívoros insaciáveis como eu, vale a experiência, e, diante da aprovação da família (especialmente do Malindo), pretendo repeti-la e recomendo.
Para acompanhar: arrozinho integral.
Vamos aos ingredientes:
150g proteína texturizada de soja escura, cortada em pedaços
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de cebola picada
5 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de cenoura bem picadinha
3 colheres de sopa de pimentão verde bem picadinho
200g cogumelos paris cortados
150g palmito fresco fatiado (eu usei palmito do vidro mesmo – inclusive, que parto foi para abrir esse vidro ...
1 colher de chá de curry madras
½ colher de chá de páprica picante
3 colheres de sopa de conhaque ou cachaça (eu usei cachaça)
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
200ml molho de tomate
450ml creme de leite (eu usei 1 caixinha e ½)
salsa picada a gosto (não usei)
sal a gosto
pimenta do reino moída na hora a gosto



Modo de preparo:
Coloque a proteína de soja em água fervendo e deixe hidratar por aproximadamente 30 minutos. Após este tempo, retire o excesso de água da soja espremendo os cubos. Corte a soja em cubos menores e refogue em uma panela com 2 colheres de sopa de azeite, até dourar. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola, o alho, a cenoura e o pimentão, acrescentando uma colher de sopa de azeite. Acrescente a proteína de soja e tempere com o curry e a páprica. Coloque as 3 colheres de sopa de conhaque ou cachaça e retire o excesso de álcool colocando fogo na mistura. Acrescente o vinagre balsâmico, o palmito e os cogumelos cortados. Por fim, misture o creme de leite, o molho de tomate e uma concha de água quente. Tampe a panela e deixe ferver por 10 a 15 minutos em fogo baixo.


Essa receita serve umas 4 pessoas.
Bom apetite!



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sopinha de abóbora para um dia de inverno.


Aqui no Rio tem feito um friozinho delícia. Nada mais gostoso que dormir de pijama de manga comprida, assistir filminho debaixo do edredom e é claro comer um monte de coisas gostosas.
Ontem, para dar um acalento ao meu estômago, fiz uma sopinha de abóbora que eu adoro, e não tem qualquer mistério no preparo.
Segue a receita:
Cozinhei meia abóbora com casca cortada em pedaços grandes, com água e sal.
Depois de cozida, tirei as cascas e amassei com um garfo os pedaços que estavam bem macios e quase desmanchando. Reservei a água do cozimento.
Fiz um refogado com meia cebola picada, três dentes de alho amassados e 2 cm (aprox.) de gengibre ralado.
Depois, juntei a abóbora, acertei o sal e coloquei uma pimentinha do reino moída na hora e um tantinho de páprica doce.
Bati no liquidificador a abóbora com um pouco da água reservada, e fiz um creminho (eu gosto mais grossinha e por isso só usei um pouquinho da água). Depois somei folhinhas de manjericão e Voilà! Sopinha quentinha e cremosa para um dia de inverno.

domingo, 12 de junho de 2011


Nada como um jantar romântico para celebrar o amor.
FELIZ DIA DOS NAMORADOS!