quarta-feira, 22 de junho de 2011

Filé de Tilápia ao Molho de Açafrão


Almocinho light é sempre bem vindo aqui em casa, ainda mais com um peixinho para variar um pouco. Preciso de equilíbrio durante a semana, para compensar os estragos do fim de semana. Isso sem contar que temos feriadinho no calendário, fato que me dá a certeza (equivocada) de que tenho mais um dia livre para enfiar o pé na jaca (ôo tristeza, rssss....).
Segue a receitinha:
Para o filé de tilápia:
Temperei o peixe com suco de limão, alho, sal, pimenta do reino moída na hora, + salsa e coentro picadinhos.
Deixei descansar por 30 minutos.
Em uma frigideira antiaderente, com um fiozinho de azeite, deixei-o dourar, tomando cuidado na hora de virar, já que a tendência é que ele se desmanche – usei uma espátula para ajudar.
Para o molho usei:
1 colher de sopa de manteiga
½ colher de sopa de cúrcuma ou açafrão da terra
½ cebola pequena ralada
1 dente de alho picadinho
½ pimenta dedo de moça picadinha
1 colher rasa de farinha de trigo
½ xícara de água
Menos de ½ cubo de caldo de legumes
Cebolinha cortada a gosto
Sal
Na mesma frigideira, derreti a manteiga e dourei a cebola, o alho, o açafrão da terra e a pimenta. Polvilhei a farinha de trigo e deixei dourar um pouquinho, mexendo com a ajuda de um fouet para não empelotar. Despejei a água devagar, mexendo sempre. Acrescentei o caldo de legumes trituradinho. Deixei engrossar e verifiquei o sal. 
Depois é só cobrir o peixe com o molho, somar um azeitinho e partir para o abraço!!
Para acompanhar: Saladinha de alface roxa + chicória frisê e arroz branco.
Essa quantidade eu usei para fazer um filé grande, já que era um almoço solitário (mas feliz!!). Para uma quantidade maior, acho que dá para ir aumentando no olho mesmo. Não tem muito erro.

domingo, 19 de junho de 2011

Sambal de beringela à Sumatra



No meu último aniversário, ganhei da minha sogra um livro muito legal do cheff Tom Kime intitulado “COMIDINHAS ORIENTAIS”. O livro além de ter fotos lindas, tem receitas bacanérrimas e aparentemente muito apetitosas. Eu sou suspeita para falar, já que é a minha culinária predileta, mas tem várias comidinhas que não necessariamente precisam compor uma refeição oriental e que podem ser compartilhadas facilmente com outros tipos de culinária, servidas como entrada ou acompanhamento.
Outro dia, testei o Sambal de berinjela à Sumatra ou Taruang balado, e achei super gostoso.  O sambal, segundo o autor, é um tipo de pasta picante de pimenta utilizada na culinária da Indonésia e Malásia. Pode ser feito com pimentas frescas, secas. Algumas variedades são completamente vegetarianas, como esta que fiz, outras podem ser feitas com pasta de camarão, peixe seco, molho de peixe. Dá para fazer uma porção maior de sambal e congelar para usar depois em refogados, massas, peixes.
Segue a receita (para 4 porções):
750 g de miniberingelas (eu usei normal mesmo)
3 colheres de sopa de óleo vegetal
Sal e pimenta do reino moída na hora
Quartos de limão para servir
Pasta de sambal
2 tomates grandes
5 pimentas vermelhas frescas bem picadas
2 dentes de alho picadinhos
1 colher de chá de sal
2 cebolas roxas pequenas bem picadas
2 colheres de chá de óleo vegetal
Suco de 1 limão
Modo de preparo:
Para a pasta de sambal, corte os tomates ao meio e retire as sementes. Coloque a metade do tomate na palma da mão, com a parte da polpa exposta. Rale-a numa vasilha usando um ralador de queijo, até ficar com casca na mão, despreze as cascas.
Amasse a pimenta, o alho e o sal com um pilão até obter uma pasta. Junte a cebola e continue a bater até virar um purê. Aqueça 2 colheres (sopa) de óleo numa panela grossa em fogo médio alto. Adicione a pasta de pimenta e frite por 4 a 5 minutos. Acrescente a polpa de tomate e cozinhe por 2 a 3 minutos até amolecer e dissolver. Tempere com sal e pimenta do reino. Junte o limão e 2 colheres de sopa de água. Reserve.
Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento. (Eu cortei as berinjelas maiores nesse mesmo sentido e depois cortei as fatias ao meio).
Aqueça 3 colheres de sopa de óleo numa panela grossa em fogo médio para alto. Frite as berinjelas em levas por uns 3 minutos de cada lado até amolecerem e dourarem. Tempere.
Por fim, espalhe a pasta de sambal sobre as berinjelas e ponha numa travessa. Sirva com quartos de limão.