quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Lasanha do Domingão


Essa receita de lasanha é da minha mãe e cresci saboreando essa delícia geralmente em almoços de domingo.  Hoje, como aprendi a reproduzi-la, sou a responsável por atender aos apelos do Malindo e deixar o domingo mais feliz.
Vamos aos ingredientes:
Molho branco:
1 lt de leite
100 gr. de queijo parmesão ralado fino
Noz moscada
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Para o molho bolonhês :
1 lata de molho de tomate refogado
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados
500g de patinho moído
Pimenta do reino
Sal
Azeite
Para a lasanha:
1 pacote de massa de lasanha pré cozida Petybon (já usei outras marcas, mas essa nunca decepciona)
200g de presunto em fatias
300g de muçarela em fatias
Modo de preparo:
Molho branco:
Em uma panela, derreto a manteiga e acrescento a farinha de trigo mexendo com um fouet para não empelotar. Deixo a farinha dourar e acrescento o leite e a noz moscada, mexendo sempre até engrossar. Ao final, com o fogo já desligado, junto o queijo parmesão e reservo.
Molho bolonhês:
Em outra panela, refogo a cebola e o alho com um pouco de azeite até ficarem transparentes, coloco a carne moída temperando com sal e pimenta do reino moída na hora. Deixo cozinhar bem e acrescento o molho de tomate. Nesse momento, sempre dou uma provinha para ver se ficou ácido, e nesse caso, somo uma pitadinha de açúcar.
Montagem:
Começo pelo molho bolonhês, forrando o fundo de um pirex retangular com bastante molho, em seguida coloco a massa, e por cima cubro com o molho branco, feito isso espalho as fatias de presunto e depois de muçarela. Nessa mesma ordem, faço mais uma ou duas camadas, dependendo do tamanho do refratário. A última camada deve ser sempre de muçarela.
O importante é que a massa fique sempre bem molhadinha entre o molho bolonhês e o molho branco.
Levo ao forno pré-aquecido a 180°, e depois deixo em forno médio até que esteja dourada. No final sempre deixo uns 5 minutos no grill, pois assim ela ganha esse aspecto dourado da foto.
É isso! Receitinha de sucesso que aprendi com minha mãe querida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário