terça-feira, 12 de julho de 2011

Kebab de Kibe Cru


Esse final de semana rolou almoço em família aproveitando para comemorar uma semana de casado do meu irmão do meio e a visita do meu irmão caçula, que mora em Sampa. O cardápio foi culinária árabe.
O carro chefe da família sempre foi o Kibe de bandeja do papai, que é conhecido e apreciado por muita gente. E, como receita boa não pode ficar guardada a sete chaves, há algum tempo o papai já começou a passar os segredos e técnicas para mim e para meu irmão mais novo, que por sinal leva bastante jeito na cozinha. Assim, a receita que sempre foi executada com maestria pelo Popi, agora, é perpetuada nas mãos do caçula da família.  (Receita e fotos no próximo post).
Como eu não podia ficar de fora da cozinha resolvi dar o ar da graça fazendo uma entradinha,  salada e arroz com lentilhas para acompanhar.
Hoje vou postar a receita da entrada e nas próximas postagens apresentarei o kibe e a salada.
Segue a receita:
1 pacote de pão folha
200 gr. de patinho moído e bem limpinho
50 gr. de trigo fino para kibe
Folhas de hortelã
Sal a gosto
Canela, cominho e pimenta cayena moídos
1 cebola pequena picadinha
O preparo é super simples:
Deixe o trigo de molho por 20 a 30 minutos antes de usar.
Escorra numa peneira apertando bem para eliminar toda a água do molho.
Misture o trigo com a carne somando o sal, e um tantinho de canela (pitadinha miúda para não adocicar demais), pitada de cominho e de pimenta cayena. Misture todos os ingredientes.
Depois é só abrir o pão folha, colocar o kibe cru espalhado ao longo do pão, acrescentar a hortelã, a cebola e um fio de azeite e enrolar.
Eu cortei em pedaços e cada pão rendeu 3 rolinhos. Mas você pode deixar inteiro mesmo se quiser usar como lanche.
Aí para cada dentada no rolinho um fio de um bom azeite (sou a Rainha do azeite) e se quiser um molhinho de alho ou de pimenta árabe. 
Puro deleite. Rssss...

Nenhum comentário:

Postar um comentário