terça-feira, 5 de julho de 2011

Bolo de aveia, maçã e canela



Gente, está fazendo um frio de matar aqui no Rio. Eu estou congelaaando! E fico com vontade comer o mundo. Rss...  Ontem, eu estava com muuuuuita vontade de comer um docinho, assim não muito docinho, mas reconfortante. Pensei, então, num cafezinho com um bolinho. E fui vapt vupt fazer.
Receitinha rápida e rasteira do jeito que eu gosto. Até porque, o objetivo não era perder tempo, mas satisfazer um súbito desejo.
Segue a receita:
1 tablete de margarina
1 xícara de chá de açúcar mascavo
3 ovos
3 maçãs médias descascadas e cortadas em lâminas
1 xícara de chá de aveia
½ xícara de chá de farinha de trigo
1  colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
Açúcar refinado e canela para polvilhar
Modo de fazer:
Na batedeira, juntei a manteiga e o açúcar mascavo e bati bem até virar um creme. Acrescentei 3 ovos e bati bem. Adicionei a farinha, aveia, canela e bati mais um pouco. Em seguida, o fermento, mexendo suavemente para incorporar. Por fim, somei as maças e mexi delicadamente.
Untei as laterais de uma forma de aro removível e forrei o fundo com papel manteiga borrifando farinha tanto nas laterais quanto no papel (mas você pode fazer também em uma forma com orifício central de 24 cm de diâmetro). Coloquei a massa na forma e misturei ½ xícara de açúcar refinado com 1 colher de chá de canela em pó e polvilhei sobre a massa do bolo ainda crua. Isso vai resultar numa crostinha deliciosa.
O forno pré-aquecido. Deixei aproximadamente 40 minutos a 200 °. Mas isso vai depender do seu forno. O negócio é ir comendo com os olhos e acompanhando.
Bom apetite! Boa semana!

Um comentário:

  1. Fiquei babando...Pena que não recebo um convite para um bolinho assim...:)

    ResponderExcluir